O treinamento ITIL® 4 Managing Professional Transition é um módulo de "ponte" para os profissionais que querem aproveitar os módulos já realizados no ITIL® versão 3 (é necessário apresentar no mínimo 17 créditos) e para aqueles que possuem o certificado Expert - o treinamento ITIL® 4 Managing Professional Transition (MPT) oferece a melhor jornada e o caminho mais curto para se qualificar na nova versão.
Quais as novidades do ITIL® 4?
O novo framework do ITIL® foi construído com base nas boas práticas e cultura das empresas modernas inspiradas na cultura do Vale do Silício e outros centros tecnológicos modernos no mundo. Com foco na co-criação de valor para os clientes e demais stakeholders, o Sistema de Valor de Serviços, permite identificar e tratar demandas e oportunidades através de produtos e serviços digitais. No treinamento MPT, os participantes vão aprender qual o melhor modelo de estrutura organizacional a empresa precisa para viabilizar sua transformação digital. Serão abordados: comportamentos, cultura organizacional, métodos ágeis tais como: Lean, DEVSECOPS, SCrum, Design Thinking, Pensamento Complexo, Toyota Kata, entre outros. Também será apresentado como criar equipes e ambientes colaborativos.
As diversas tecnologias emergentes, como IA, Learning Machine, Deep Learning, Blockchain, Computação em Nuvem, Internet das Coisas, Tecnologias Operacionais, Computação Quântica, entre outras serão discutidas para que o aluno entenda como elas devem ser tratadas na arquitetura corporativa da informação e arquiteturas tecnológicas necessárias para o desenvolvimento e entrega de serviços digitais.
Muita coisa mudou nessa nova versão, estima-se que 20 – 30% dos conteúdos da versão 3 foi mantido.
Essa "ponte"/ transição para a carreira V4, permite aos candidates conhecerem os elementos -chave dos 4 módulos intermediários da nova carreira ITIL® Managing Professional:
- Create, Deliver & Support,
- Drive Stakeholder Value,
- High Velocity IT,
- Direct, Plan and Improve,
- (além do nível Foundation ITIL® 4).
Veja o esquema de capacitação ITIL® 4 ilustrado na figura abaixo:
Ao ser aprovado no exame de certificação relacionado, o profissional recebe o título “ ITIL® Managing Professional (uma das 2 especializações prevista para o Programa).
Carga horária: 40 horas (5 dias) online ou presencial + 30 horas de estudos extra – classe
Exame de Certificação:
Formato: online (proctor remoto em até 30 dias após o curso);
Pode ser realizado em casa ou no escritório e agendado de acordo com a disponibilidade do candidato (o sistema funciona 7/ 24)
Duração: 113 min (90 + 25%) – os 25% adicionais é por realizar o exame em idioma não nativo
Idioma: Inglês
Prova: 40 questões de múltipla escolha
Aprovação: 28 pontos (70% acertos)
Avaliação segundo Taxionomia de Bloom : existem 23 questões nível 2 e 17 questões nível 3.
*Taxonomia de Bloom é uma estrutura de organização hierárquica de objetivos educacionais (dividida em 6 níveis de aprendizado):
Confira os depoimentos de quem já participou:
"O curso tem uma didática simples. Foi fundamental e inspirador tanto para a certificação quanto para os novos desafios de Transformação Digital que o mercado propõe"
Renan Correa - Assessor de TI VESA
"Estudar com a IT PRO é um diferencial para minha carreira. O instrutor demonstrou domínio sobre o tema do curso, além de experiência e visão expandida novos temas que fazem a diferença em nossa capacitação. Mais do que falar de inovação, a Empresa demonstra isto no ambiente de aula, nas tecnologias aplicadas e no meio de capacitar os alunos. Foi simplesmente excelente."
Daniel Teran Duarte - Project Manager & ITSM Consultant
“A IT PRO é um dos protagonistas da minha base de conhecimento desde o início da minha carreira de gestão de serviços, e na transição do ITIL Expert “V3” para o Managing Professional do ITIL V4 não foi diferente. Em apenas 5 dias, o conhecimento foi passado de forma impecável e com aproveitamento total em sala de aula, que me possibilitou conquistar a certificação logo após o término do curso.”
Milena Uezu Gomes - ServiceNow Pratice Manager and SME ITSM